ACUPUNTURA

         A acupuntura é o conjunto de conhecimentos teórico-empíricos da medicina chinesa tradicional que visa o reestabelecimento da homeostase por meio da aplicação de agulhas, ventosas e de moxas, em pontos específicos situados nos meridianos ou canais de energia, na superfície da pele. Os primeiros relatos da acupuntura datam de 3.000 a.C.

 

            A ação da acupuntura é atribuída aos estímulos cutâneos gerados pela inserção de agulhas sobre  regiões cutânea com maior concetração de receptores sensoriais. Tais estímulos desencadeiam uma ação local devido a liberação de substâncias pró-inflamatórias, um efeito segmentar em consequência da atividade do arco reflexo (somato-somático, somato-visceral) e um efeito sistêmico ou central dado a liberação de opióides endógenos e a neuromodulação da região cortical correspondente associado ao efeito sobre o sistema límbico e SNA.

 

            INDICAÇÕES – Distúrbios físicos; afecções de pele; afecções no pulmão e vias respiratórias; afecções no coração; afecções no fígado e vesícula biliar; afecções no estômago e intestinos; afecções nos rins; afecções no sistema circulatório; afecções no sistema nervoso; afecções no sistema endócrino; afecções nos órgãos dos sentidos; afecções na cabeça; afecções psíquicas e psicossomáticas; afecções masculinas e femininas; gestação e amamentação; afecções infantis; dependência química; pós-opertórios; câncer; dores em geral; as perturbações do sono.

Contate-nos