AVALIAÇÃO POSTURAL

A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes.

 

A avaliação postural se faz importante para que possamos mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na estática. A partir deste procedimento, estaremos com certeza promovendo a prevenção e possibilitando o tratamento de muitos males causados inicialmente pela má postura, fruto de ausência de controle e informação.

 

As causas das deficiências posturais podem ser:

(1) estímulos insuficientes no desenvolvimento,

(2) alongamento muscular exagerado,

(3) músculos encurtados,

(4) deficiências respiratórias,

(5) alimentação pobre em proteínas

(6) vícios posturais,

(7) manutenção e repetição de posturas indadequadas,

(8) anomalias ósseas congênitas ou adquiridas e

(9) problemas de ordem psíquica.

 

As conseqüências são: problemas no equilíbrio, alterações nos discos intervertebrais, alterações torácicas e consequentemente na mecânica respiratória, dores generalizadas na coluna e/ou irradiadas para membros, zumbidos, cefaléias, e alterações estéticas e funcionais.

 

A avaliação postural por biofotogrametria consiste na análise computadorizada de fotografias em 4 posições (anterior, posterior e laterais), a partir da qual, é gerado um relatório da magnitude das alterações posturais relevantes. Baseado nesse relatório o fisioterapeuta poderá elaborar um diagnóstico postural e então prescrever os procedimentos adequados para a correção postural.

Contate-nos