CROCHETAGEM

A crochetagem é um método de trabalho do fisioterapeuta que utiliza um instrumento de aço inoxidável utilizado no tratamento das disfunções do aparelho locomotor. O instrumento utilizado tem forma de gancho e foi criado para se adaptar as superfícies do corpo de forma anatômica. Abaixo demonstramos um exemplo de aplicação da crochetagem para o aumento da flexibilidade dos músculos isquiotibiais por meio da técnica de tração.

 

Todas as formas de aplicação da crochetagem respeitam o conhecimento da anatomia palpatória, pois só os tecidos moles anatomicamente palpáveis podem ser tratados, tais como músculos, tendões, ligamentos e fáscias. Assim, a indicação principal da crochetagem é para o tratamento de tecidos que apresentem perda de mobilidade. As evidências científicas da crochetagem apontam para três efeitos principais: mecânico, neural e circulatório.

No dia-a-dia, a crescente utilização da crochetagem por parte dos fisioterapeutas está relacionada aos rápidos e satisfatórios resultados encontrados na prática clínica em comparação a alguns métodos tradicionais. Podemos relacionar algumas indicações para seu uso tais como: aderências, fibroses, cicatrizes, encurtamento muscular, tendinopatias, fascites e dores de origem mecânicas em geral.

Todos os profissionais da Inovar que utilizam a crochetagem são registrados na Associação Brasileira de Crochetagem e participam ativamente da construção de informações e evidências científicas para o uso do método.

Contate-nos