top of page
Buscar
  • Foto do escritorInovar Fisioterapia

Como a Acupuntura atua no nosso corpo?

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem mais de 5 mil anos e é baseada no fato de que o corpo humano é atravessado por canais de energia (meridianos), que se relacionam com os órgãos e vísceras.



São 12 meridianos principais e 8 meridianos extraordinários, também conhecidos como vasos maravilhosos.


Ao longo dos meridianos situam-se cerca de 2500 pontos que, se punturados corretamente, sedando ou estimulando, distribuem energia e atuam sobre os sistemas do organismo, promovendo o equilíbrio e a manutenção da saúde física e mental.


A inserção de uma agulha estimula dentre outros:

Neurotransmissores tais como, somastina endorfina, serotonina, dopamina, cortisol e também estimula o sistema imunológico.


EFEITOS DA ACUPUNTURA :

Analgesia

Restauração da função motora-muscular e articular envolvida.


A Acupuntura e a eletroacupuntura (método que liga as agulhas através de eletrodos a um aparelho de pulso eletromagnético) são capazes de acelerar a síntese e a liberação de serotonina e noradrenalina no sistema nervoso central:


1. A agulha finíssima penetra alguns milímetros na pele, dependendo do ponto a ser trabalhado e devido aos metais que a compõem provoca um estímulo eletromagnético, abrindo um canal de conexão entre a pele e o órgão.

2. Conforme o ponto e como é estimulado, o impulso caminha para a medula promovendo várias conexões:Pode voltar para o ponto aonde está a agulha = relaxamento local;

3. Pode chegar em uma região da medula e ser encaminhada para as vísceras e os vasos sanguíneos.


No cérebro outras conexões são realizadas:


No sistema límbico age nas emoções.

Nos sistemas autônomo, simpático, parassimpático regem os órgãos internos.

No sistema imunológico atua na defesas do organismo.

Na hipófise regula hormônios.


Ao contrário do que se pensa, a acupuntura trabalha também as patologias de fundo emocional. Como exemplo, podemos citar que a acupuntura é eficaz em pacientes depressivos proporcionando índices terapêuticos talvez mais elevados que o uso de medicamentos antidepressivos.


A acupuntura enxerga o paciente como um todo, pois é assim que somos, um conjunto de tudo que está a nossa volta somado as nossas emoções e a nossa essência.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page