Buscar
  • Inovar Fisioterapia

Atividade Fisíca, seu real benefício.


Que a prática de atividade física é extremamente importante para o ser humano todos já sabem, mas quais são os reais impactos dessa prática regular e da falta dela na sua vida?

Atividade física e seu real impacto na sua vida.

Para pensar durante o dia. #momentoreflexao


📚 Um estudo examinou a associação entre:


1⃣ Atividade física total;

2⃣ Diferentes intensidades de atividade física;

3⃣ Tempo de sedentarismo e mortalidade em 36.383 pessoas, acompanhadas em médio por 5,8 anos (de 3 a 14 anos). Nesse período de acompanhamento 2.149 participantes vieram a óbito.


Eles observaram que:


📍Níveis mais elevados de atividade física total, independente da intensidade, e menos tempo de sedentarismo estão associados a uma grande redução de risco de morte prematura.


📍Pessoas que se movimentavam mais durante o dia (se mantiveram levemente ativas por +-6h/dia), e que praticavam exercícios moderados por 20 a 30 min/dia foram as que tiveram o menor risco de morte.


📍E que pessoas que se mantiveram sedentárias por 9h ou mais/dia tiveram um risco de morte prematura muito maior.


Para levar para casa: faça pausas no trabalho/estudo para levantar e se movimentar. E ninguém precisa virar um atleta, pratique um exercício físico que te agrade, sua saúde agradece!


Comentem o que acharam, dúvidas, sugestões, críticas. Sugestões de tema também são bem vindas!


Link do artigo: https://doi.org/10.1136/bmj.l4570


Ref: Ekelund Ulf, Tarp Jakob, Steene-Johannessen Jostein, Hansen Bjørge H, Jefferis Barbara, Fagerland Morten W et al. Dose-response associations between accelerometry measured physical activity and sedentary time and all cause mortality: systematic review and harmonised meta-analysis. BMJ 2019; 366 :l4570


Artigo elaborado pelo Dr. Anderson Andrade.


4 visualizações